A professora Alexandra Alves, grande impulsionadora do projeto do Clube de Leitura "Leitores Compulsivos" deu um grande apoio ao início da nossa primeira sessão, trazendo para o encontro uma bonita e emocionante inspiração, para todos os que, como nós, leitores compulsivos, amam os livros.
Porquê este vídeo? Por um lado, pela importância das bibliotecas e dos livros na nossa vida. Por outro lado, pelo paralelismo que estabelecemos entre esta história e o propósito deste clube: TO MAKE CONNECTIONS – relacionarmo-nos com o que lemos e sentirmos emoções com isso.
Na primavera de 2003, Alia Muhammad Bakerera a bibliotecária da cidade de Basra era a curadora dos livros e a sua biblioteca era um oásis para a sua comunidade. Porque o amor pela literatura e o respeito pelo conhecimento não conhecem fronteiras, com a guerra iminente, o que poderia fazer para salvar os livros?
Alia Muhammad Bakerera, professora bibliotecária em Basra, no Iraque, decide salvar a todo o custo os livros da sua biblioteca e constitui-se guardiã dos mesmos até que a guerra acabe e seja construída uma nova biblioteca.
E vocês? Já sentiram, de algum modo, a vossa segurança ameaçada? Já tiveram de fazer alguma mudança importante na vossa vida? Já esperaram muito por alguma coisa que depois finalmente se concretizou?
Comments