A Profª Sandra Videira, que leciona Literatura Portuguesa, acolheu o projeto na sua sala de aula. O projeto "Paisagens Sonoras" consistiu em criar peças sonoras partindo de um texto literário, texto esse escolhido ou criado pelos alunos. A partir desta escolha, foi proposto aos alunos da turma 11º7 que imaginassem um cenário sonoro a fim de representar esse texto e, posteriormente, que o materializassem, usando software de edição de áudio.
Numa primeira fase, os alunos tiveram oportunidade de ter algumas sessões tutoriais para aprenderem a trabalhar com o editor áudio, o programa “Studio One”, disponibilizado pelo formador. Depois, criaram-se quatro grupos e surgiram três abordagens de trabalho diferentes aqui descritas:
- Dois dos grupos basearam-se em poemas para criar a sua paisagem sonora. Um dos grupos escolheu poemas de autor e o outro criou o seu próprio poema. Começaram por gravar-se a si próprios declamando os poemas usando gravadores digitais com os seus próprios smartphones, ou aparelhos equivalentes. De seguida, fizeram recolha de sons (músicas, sons ambiente, etc.) para criar, então, a dita paisagem sonora. Por fim, misturaram as duas partes sonoras no software de edição de áudio.
- Um dos grupos optou por criar uma música, inspirada num texto por eles escolhido, toda feita com instrumentos virtuais existentes no software que aprenderam a usar.
- Por fim, houve um grupo que fez uma paisagem sonora baseada na época dos Descobrimentos, mais concretamente, a chegada dos europeus ao continente americano. Assim, baseada nessa paisagem sonora, elaboraram uma colagem de vários vídeos recolhidos na internet.
Os trabalhos estão todos registados em formato digital.
Este projeto teve a duração de dez sessões de uma hora e meia de trabalho cada, com encontros quinzenais. No final, teve lugar uma apresentação dos trabalhos no auditório da biblioteca da escola
. O processo decorreu entre outubro de 2021 e maio de 2022.
Comentarios