Cheios de entusiasmo, partilhamos o testemunho que a Professora Teresa Sobral tão carinhosamente nos deixou, após a sua passagem pelo podcast "Fernão a Ler". "Aprendendo a ler melhor" é o título do seu texto:
No passado dia 25 de novembro participei, com 3 alunas, em mais uma iniciativa Podcast ”Fernão a Ler” integrada no Projeto MOVE IN.
A proposta de trabalho consistia em gravar a leitura de um pequeno texto literário que tinha sido previamente entregue a cada uma das participantes.
Esta experiência revelou-se mais do que uma simples leitura em voz alta, enriquecida que foi através das observações, sugestões e ensinamentos do dinamizador/formador Francis Seleck, realçando um conjunto de aspetos extremamente pertinentes para o treino desta competência.
Em primeiro lugar, foi evidenciada a importância de conhecer antecipadamente o texto, no sentido de nos familiarizarmos com a mensagem, esclarecer eventuais dúvidas de vocabulário e melhorar a compreensão do mesmo.
Seguidamente, foi explicada a importância da respiração e o seu contributo para relaxar algum nervosismo que possa existir perante uma situação pouco comum, assim como para controlar, de forma adequada, a quantidade de ar necessária à leitura em questão, evitando, por exemplo, ficar sem fôlego no meio de uma frase Para exemplificar, foram sugeridos e realizados alguns exercícios respiratórios.
Iniciada a leitura por cada uma das participantes e após a escuta atenta por parte dos outros elementos, em particular do dinamizador, foi possível compreender a importância de alguns fatores para uma boa compreensão da mensagem por parte dos ouvintes.
Saliento a dicção, as pausas e a velocidade de leitura do texto. Falando de forma clara, pronunciando todas as sílabas de cada palavra (em particular as sílabas finais), fazendo as pausas adequadas à pontuação, usando a entoação ajustada à natureza do texto, é possível melhorar a expressividade na leitura tornando-a mais entendível.
No treino que foi realizado, alternando a leitura com a audição da respetiva gravação, e sempre com a preciosa ajuda do formador, foi possível ir melhorando estes diversos aspetos de modo a obter um produto final que deixou satisfeitos todos os envolvidos.
Obrigada por esta oportunidade de “descobrir” e aprender um pouco mais.
Maria Teresa Rodrigues Sobral
Professora de Matemática
Comments